brincaraqui

brincaraqui

quinta-feira, 27 de março de 2014

Outros lugares inspiradores...

Como disse a colega Ofélia do blogue "brinco-sim",  porque é assim que também pensamos e...

"Porque este espaço é também um espaço de partilha com pais e profissionais, aqui fica um filme que nos ajuda a construir uma ideia de qualidade na educação de infância. Não se trata de um modelo, algo a imitar, mas de uma inspiração. Fazemos o que fazemos, porque sabemos porque fazemos e onde queremos chegar, essa é a ideia inspiradora. Fazemos assim porque respeitamos o direito das crianças à infância, ao desenvolvimento de todas as suas capacidades, não apenas as que preparam para a escola, e acreditamos que o investimento em todas as capacidades das crianças é um investimento no futuro."






AO CONTRÁRIO, AS CEM EXISTEM

A criança é feita de cem.
A criança tem cem mãos
Cem pensamentos
Cem modos de pensar
de jogar e de falar.
Cem sempre cem modos de escutar
as maravilhas de amar.
Cem alegrias para cantar e compreender.
Cem mundos para descobrir.
Cem mundos para inventar.
Cem mundos para sonhar.
A criança tem cem linguagens
(e depois cem cem cem)
mas roubaram-lhe noventa e nove.
A escola e a cultura
lhe separaram a cabeça do corpo.
Dizem-lhe:
de pensar sem as mãos
de fazer sem a cabeça
de escutar e não falar
de compreender sem alegrias
de amar e maravilhar-se
só na páscoa e no Natal.
Dizem-lhe:
de descobrir o mundo que já existe
e de cem
roubaram-lhe noventa e nove.
Dizem-lhe:
que o jogo e o trabalho
a realidade e a fantasia
a ciência e a imaginação
o céu e a terra
a razão e o sonho
são coisas que não estão juntas.

Dizem-lhe
que as cem não existem
A criança diz:
ao contrario, as cem existem.
Loris Malaguzzi

Sem comentários:

Enviar um comentário