Há muito que andamos para abordar o tema das plantas autóctones e exóticas. Mas o currículo em educação pré-escolar é assim, às vezes leva-nos por caminhos diferentes, ainda que se atinjam os mesmos fins. Na educação pré-escolar importa que as crianças despertem para o que as rodeia, aprendam que existem plantas diferentes (no aspeto, na utilidade para o homem, mas também na adaptação aos ambientes) que estas têm nomes comuns, mas também nomes científicos (aqueles que os cientistas usam em todo o mundo). Importa que despertem para o gosto de aprender para compreender o mundo que as rodeia.
Estas são as árvores do nosso jardim, um começo para podermos abordar a questão autóctones/exóticas. Se calhar já não vai ser possível este ano letivo, ficará o mote para reiniciar em setembro.
Obrigada à LACAM que ajudou a identificar as plantas e à professora Filomena que fez as placas.
Olá Ofélia
ResponderEliminarLindas fotos! O trabalho a ser desenvolvido deixará a marca do saber que nunca mais será esquecido por estas crianças. O saber na prática é uma aprendizagem para a vida toda. Amei seu post.
Um lindo final de semana
Uma ideia fantástica, essa de identificar as árvores....
ResponderEliminarbjs
Mas que bela forma de terminar um ano letivo cheio de aprendizagens significativas e importantes, no que ao "currículo construído" da EPE diz respeito.
ResponderEliminarGostei muito de vos acompanhar ao longo deste ano que agora finda.
Já têm mote para o lançamento do próximo! ;-)
Bjs, Juca e Sala Fixe