brincaraqui

brincaraqui

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

A crescer...

Durante esta semana continuamos o nosso processo de crescimento e aprendizagens. Já quase não se verificam episódios de choro e todos estamos muito participativos e colaborantes.
Foi uma semana com muitas atividades ( algumas não conseguimos registar pois a nossa professora esqueceu-se da máquina fotográfica!!!) e até já saímos do Jardim de Infância para visitar os nossos amigos cavalinhos!
Ora espreitem e vejam algumas atividades  que fizemos!

Digitinta

http://photopeach.com/embed/10vv1ix

Garrafões comilões de cores

http://photopeach.com/embed/uc74ko

Regras da sala B




Esta semana estamos muito cansados mas muito felizes! Bom fim de semana a todos!

sábado, 20 de setembro de 2014

A NOSSA SEMANA FOI ASSIM...

Pela manhã, ainda  há meninos e meninas  que choram quando se separam das famílias, custa muito... nós adultos, sabemos!!!
A adaptação ao jardim de infância, um novo espaço, adultos que não se conhece, outras crianças... torna-se por vezes um processo um pouco doloroso, para aqueles que entram pela primeira vez no jardim de infância.
Contudo, ao longo do dia, as emoções transformam-se... os choros dão lugar às brincadeiras, estabelecem-se relações com as outras crianças e adultos, fazem-se escolhas, enfim começa-se a experimentar, a partilhar, a aprender...
E é isto que está a acontecer na sala A: já nos estamos a organizar, a aprender as rotinas e as regras da sala. Durante a semana, ouvimos histórias com lobos e outros animais, que nos fizeram rir muito, cantámos, fizemos modelagem com massa de farinha, pintámos, exploramos as diferentes áreas da sala e brincámos no jardim e no pavilhão (devido ao mau tempo). Foram brincadeiras e experiências muito divertidas! A avaliação da semana foi: gostei de tudo! Foi muito bom! Amanhã eu venho!!!
Para a semana, as coisas vão correr melhor...as crianças irão fazer novas descobertas, novas amizades e, por conseguinte, estarão muito mais alegres!!!
Ora espreitem aqui...

terça-feira, 16 de setembro de 2014

E no 2º dia...

 Foi um dia  muito cheio de aprendizagens e  brincadeiras na sala B!
De manhã, fizemos massa de modelar com farinha; cheiramos, provámos e mexemos!










 À tarde brincamos e fizemos jogos de cores com balões!





domingo, 14 de setembro de 2014

Estamos de volta!


Amanhã é um dia especial... para pais e filhos, mas hoje o recado é só para Pais!
Durmam bem e até amanhã!



fotos retiradas da página do facebook "Sempre Criança"

Só para Pais - por Eduardo Sá  

(Psicólogo clínico, psicanalista e professor de psicologia clínica na Universidade de Coimbra e no Instituto Superior de Psicologia Aplicada, em Lisboa)

1. "Proibido insultar o jardim-de-infância chamando-lhe "escolinha". Em primeiro lugar, porque é uma escola. Em segundo, porque todas as escolas ganhavam se ligassem Brincar com aprender.

2. É proibido que os pais imaginem que o jardim-de-infância serve para aprender a ler e contar. Ele é útil para aprender a descobrir os sentimentos. Para aprender a imaginar e a fantasiar. Para aprender com o corpo, com a música e com a pintura. E para brincar. Uma criança que não brinque deve preocupar mais os pais do que se ela fizer uma ou outra birra, pela manhã ao chegar.

3. O jardim-de-infância assusta as crianças sempre que os pais – como quem sossega nelas os medos deles por mais um dia de jardim-de-infância - lhes repetem: " Hoje vai correr tudo bem!"

4. Os pais estão proibidos de despedir-se muitas vezes das crianças, ao chegarem todos os dias. E é bom que se decidam: ou ficam contentes por elas correrem para os amigos ou ficam contentes por elas se agarrarem ao pescoço deles, com se estivessem prestes a ser abandonadas para sempre.

5. É proibido que as crianças vão dia-sim dia-não ao jardim-de-infância. E que vão, simplesmente, quando os seus caprichos infantis vão de férias. E que não vão " só porque sim". O jardim-de-infância não é um trabalho para os mais pequenos. É uma bela oportunidade para os pais não se esquecerem que se pode amar o conhecimento, namorar com a vida, nunca ser feliz sozinho e brincar, ao mesmo tempo.

6. No jardim-de-infância não é obrigatório comer até à última colher; nem dormir todos os dias. E não é nada mau que uma criança se baralhe e chame pai/mãe ao educador/a (ou vice-versa).


7. Os pais estão obrigados a estar a horas quando se trata duma criança regressar a casa. Prometer e faltar devia dar direito a que os pais fossem sujeitos classificados como tendo necessidades educativas especiais.

8. Os pais não podem exigir aos filhos relatórios de cada dia de jardim-de-infância. Mas estão autorizados a ficar preocupados se as crianças forem ficando mais resmungonas, mais tristonhas ou, até, mais aflitas, sempre que regressam de lá. E estão, ainda, autorizados a proibir que o jardim-de-infância só se abra para eles durante as festas.

9. O jardim-de-infância é uma escola de pais. E um lugar onde os educadores são educados pelas crianças. Um lugar onde todos se educam uns aos outros não é uma escola como as outras. É um jardim-de-infância.

10. Um dia, num mundo mais amigo das crianças, todas as escolas serão jardins-de-infância!"