brincaraqui

brincaraqui

domingo, 1 de maio de 2016

No pinhal também se aprende

Foi assim a nossa tarde no pinhal!

As crianças  exploraram livremente o espaço, saltaram, correram, gritaram, rebolaram-se na erva, mexeram em  paus, folhas, pinhas e claro,  sujaram- se.



Tomaram consciência do risco, e como ultrapassá-lo. Alguns, perante o desconhecido, tiveram que resolver alguns problemas. 





Houve oportunidade de desenvolver a capacidade de observação e de descoberta com a utilização de binóculos, o sentido estético através do  desenho "à vista"...




Desenvolver a criatividade e imaginação, quando diziam que estavam a caçar, que procuravam dinossauros, que  pescavam e de aprender a respeitar a natureza.

Só estando em contacto com ela podem desenvolver essa competência!




Já dizem os autores que, "o contexto exterior, é um bom motor de desenvolvimento global, trazendo benefícios fisiológicos, psicológicos, intelectuais e sociais para as crianças... estas ao brincarem no exterior desenvolvem mais facilmente a sua autonomia, autoestima e confiança nelas próprias, competências essas que serão bastante úteis para que possam enfrentar desafios no futuro".

Como são importantes estas brincadeiras... tão ou mais importantes do que aquelas em contexto de sala!

1 comentário:

  1. Estes dias na natureza, são dias felizes! Estas atividades são muito importantes para as crianças e devem ser promovidas e valorizadas!

    ResponderEliminar