brincaraqui

brincaraqui

quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Do leite ...ao queijinho

Hoje Dia da Alimentação, nada melhor que falar dos benefícios do leite e da importância de tomar o Pequeno almoço.
Para isso, tivemos a presença da mãe Ana Filipa que nos presenteou, junto da sua filhota, com a confeção de queijinhos frescos, utilizando o leite das vaquinhas da sua vacaria.




À medida que ia executando os passos ia-nos explicando esta transformação química que resulta num  fabrico maravilhoso, cheio de magia!





 Por fim, todos enformamos os queijinhos nas devidas formas e tivemos a oportunidade de apalpar e sentir a "massa" do queijo.

Ah, também tivemos momentos divertidos: fizemos de conta a ordenhar e imitar as vaquinhas.
Que animação!!!
Entretanto, enquanto os queijos feitos por nós ainda não estavam prontos, a mãe Ana trouxe alguns  para todos provarmos.
E assim fizemos! Nham, Nham, que delicia!!!!
Obrigada à mãe da Leonor pela disponibilidade e partilha.
Gostamos muito!





segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Conchas...

A Beatriz foi à praia e trouxe-nos um presente maravilhoso! Muitas conchas que observamos com muita atenção!
Descobrimos conchas grandes e pequenas, iguais e diferentes, de várias cores e ainda coisas que não sabíamos, despertando assim a nossa vontade de saber! 
Começamos também a utilizar material que os cientistas usam: lupas!


 

Na observação, descobrimos algo dentro de uma concha.
- O que acham que está dentro da concha?
- É uma minhoca seca;
- É um animal;
- Não é nenhum animal;
- Não é nada;
- É cocó de pássaro;
- É uma lagartixa;
- É uma cobra!
A Beatriz muito curiosa, começou a raspar com o dedo o que estava dentro da concha. Quando conseguiu, verificamos que ficou a marca do pequeno animal que lá tinha morrido.
Aprendemos que se chama fóssil e que os paleontólogos, são os senhores que os estudam.





segunda-feira, 7 de outubro de 2019

Cabanas aos nossos olhos!

Construir ... Colar... Pintar... Decorar... Modelar ... Comunicar!
Desenvolvimento da imaginação, sentido estético, atenção concentração e autonomia
















No final resolvemos fazer uma exposição com as nossas "obras de arte" para  os pais verem e apreciarem, as nossas produções!






domingo, 6 de outubro de 2019

Projeto " A cabana"

A construção de uma cabana, interesse de um pequeno grupo,  passou a ser um projeto da sala.
A Sofia trouxe um livro com uma ideia... e que ensina como se faz!
A  Ana Paula (nossa assistente), trouxe as canas e dois lençóis velhos, e nós fomos ao pinhal apanhar paus para a cabana "ficar em pé"!

Fizemos o projeto...



Dos paus apanhados no pinhal vimos o maior, o menor, o mais grosso e o mais fino;


 Depois a Dália (nossa assistente) que é muito alta, atou seis canas que contamos com muita atenção;


E descobrimos que podem lá estar muitos meninos, sentados ou em pé;




 Experimentamos atar os paus às canas mas achamos ainda muito difícil...  temos de fazer muitas vezes!




Depois pintamos o pano de cada cabana com apenas três cores  (decisão do grupo)






 E aqui estão, prontas para muitas brincadeiras com imaginação e criatividade!