brincaraqui

brincaraqui

segunda-feira, 24 de abril de 2017

Educar para a cidadania

Segundo as OCEPE (Orientações Curriculares para a Educação Pré Escolar) "a vida no jardim de infância deverá organizar-se como um contexto de vida democrática, em que as crianças exercem o seu direito de participar.
Deste  modo, a participação das crianças na vida do grupo permite-lhes tomar iniciativas e assumir responsabilidades, exprimir as suas opiniões e confrontá-las com as dos outros, numa primeira tomada de consciência de perspetivas e valores diferentes, que facilitam a compreensão do ponto de vista do outro e promovem atitudes de tolerância, compreensão e respeito pela diferença. 
É neste contexto que se desenvolve a educação para a cidadania, enquanto formação de pessoas responsáveis, autónomas, solidárias, que conhecem e exercem os seus direitos e deveres, em diálogo e no respeito pelos outros, com espírito democrático, pluralista, crítico e criativo."

Foi assim que em família, juntamos e recolhemos garrafões com tampinhas, jornais e revistas para ajudar a Beatriz, uma menina da nossa idade que nasceu com paralisia cerebral e precisa da ajuda de todos para os seus tratamentos e próteses. E enchemos a carrinha!
Ajudar não custa nada! Obrigada!








1 comentário: