brincaraqui

brincaraqui

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Porque estamos em período de avaliações...

Que ninguém se espante dos resultados em TIC no pré-escolar.  Bastam computadores à disposição, orientações corretas do ponto de vista da utilização e as capacidades para lidar com eles, enquanto utilizadores, crescem enormemente. Às vezes, mesmo as crianças com menores competências em domínios curriculares que implicam leitura e escrita conseguem desempenhos excelentes no computador. Não nomeiam uma letra, mal escrevem o nome com papel e lápis, não desenham a figura humana, mas copiam palavras, usando o teclado, para encontrar os jogos que lhes interessa jogar na internet. Espantoso?!
Não é nada de novo, pelo menos. A psicologia da educação estudou os mecanismos de aprendizagem há muito tempo. Não é aqui o espaço para falar sobre isso.
A mim esta facilidade das crianças com as novas tecnologias faz-me sempre pensar na escola (do jardim de infância à universidade) e no como ela pensa a aprendizagem. Por outro lado, faz-me refletir sobre o que de essencial as crianças precisam de aprender e que parece ser difícil de ensinar, sobretudo na escola: relações interpessoais e valores.
Aqui fica uma evidência da facilidade das crianças com os computadores, mas também  uma evidência da perplexidade dos adultos e da imagem que os estes possuem  das crianças enquanto seres pouco competentes. Mostrar as suas imensas capacidades é fundamental, porque só a confiança nessas imensas capacidades de aprendizagem pode levar os adultos (pais e professores) a elevar o nível da educação, já agora também ao nível das relações interpessoais e dos valores.

2 comentários:

  1. Obrigada pela reflexão... também apreciei o video, fez-me pensar que estas pessoas que lá surgem não deveriam ser educadores de infância, caso contrário não ficariam tão surpreendidas!
    ;-)

    ResponderEliminar
  2. Oi querido colega, sou multiplicadora, adorei seu espaço, já estou seguindo, aguardo sua visita:
    proaiseartedeeducar.blogspot.com
    Um Feliz Natal e um Ano Novo com muita saúde, paz e prosperidade.

    ResponderEliminar